quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

1000 +1 muscle-ups (planches).


Há alguns anos, vivendo em Londres, fui convidado pelo pessoal da Parkour Generations a participar de um desafio : Fazer  1000 muscles-ups (planches) em um período de 24 horas. Confesso que de cara fiquei super instigado com o desafio e confirmei minha presença sem pensar 2 vezes.  Mas por razão de alguns contra-tempos, acabei desistindo na véspera e passei a carregar essa dívida pessoal desde então. Entretanto, é um débito que já tem data para quitação, dia 23 de dezembro de 2012.


Me lembro até hoje de minha primeira grande série de planches, foram 100 deles, feitas no parque aqui de Brasília em uma manhã de sábado, a uns 7 anos atrás. Eu era um simples iniciante juvenil e ainda batalhava para conseguir fazer 2 planches consecutivos. Mesmo fritanto sob o sol do cerrado, consegui terminar todas as 100 repetições em algumas horas. Me recordo de ter saído como um guerreiro que sobrevive ao campo de batalha, com as mão esfoladas mas com a moral blindada. Hoje, me encontro na missão de ter que fazer 10 vezes a mesma quantia daquele dia, porém em um período de 24 horas. Talvez a única coisa em comum com aquela minha ‘’primeira vez’’ seja o fato de eu também hoje me sentir como iniciante juvenil encarando seu primeiro grande desafio. É aquela mesma sensação de não saber bem o que vem pela frente, mas de saber que será algo grande.


Cofesso eu, não estar em minha melhor forma quando falamos de muscle-ups (planches). Me sinto um pouco distante daquela forma física em que me permitia fazer séries de duas dezenas de planches sem muitos problemas. Era uma época em que fazer um planche reto, sem dobrar muito os braços e levando a barra direto na região genital era quase que uma obrigação para aquilo poder ser chamado de planche. Contudo, hoje me encontro com uma boa condição física sim, os planches saem naturalmente mas talvez sem a mesma explosão de antigamente. Mesmo assim, me dou conta que todos esses anos de treinamento me deram algo que naquela época eu ainda não tinha, a experiência.


Conversando com pessoas que estiveram em Londres naquele dia dos 1000 planches, me lembrei de que a força mental é crucial para completar grandes desafios como esse. Quando penso nisso tenho alguns ‘’flashbacks’’ dos treinamentos duros que já participei, daquelas vozes me dizendo “Keep going Pedro, keep going’’ ou ‘’Aller, aller, aller, ce n’est pas fini’’. Consigo me lembrar bem daquela sensação de achar que não é mais possível continuar, porém, pouco a pouco depois ir descobrindo que é possivel ir muito mais além. É um terreno onde muitos pisam, mas onde apenas os que demonstram a verdadeira força interior conseguem permanecer. E é por esse fato que não estou fazendo  treinamentos super incríveis  para ficar mais forte antes do desafio, pois sei que a batalha maior será dentro da minha cabeça.

Entretanto, tenho me preparado sim, tenho feito séries de 100 e 200 planches. Nesse próximo final de semana faltará apenas uma semana para o desafio e pretendo completar 300 planches em 3 horas. Creio que esse desafio em proporções menores me dará uma noção maior de como será o dia do desafio principal. Antes de fechar esse post quero deixar claro que minha pretensão é de fazer 1000 + 1 planches, o último planche pretendo dedicar a todos os que não puderam participar, os outros 1000 serão para todos os que vão estar guerreando junto comigo, seja lá em qual parte do Brasil. Tenho em mente que isso será algo feito em grupo, e que quando eu pensar em todos os guerreiros que estarão em campo de batalha tenho certeza que isso vai me ajudar a não desistir. Sem mais, bons treinos a todos.

Um comentário:

JJ disse...

Lindo texto pra variar Santigas! lindo mano...

e agora vou ler o 1001... rs

Att JJ.